quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Semana Nacional do Trânsito

Cidade
SEMANA DO TRÂNSITO
A Polícia Militar, através da 1ª Cia e Setor de Imprensa do 48º BPM de Presidente Venceslau, está realizando a Semana Nacional do Trânsito que tem várias atividades educativas para motoristas e transeuntes. A Jovem Som FM de Presidente Venceslau se uniu à Polícia com "spots" educativos sobre o trânsito em sua programação. Ouça o que o Capitão Comandante da 1ª Cia de Polícia, Reginaldo Souza Ferraz, falou sobre o assunto.

6 comentários:

fj disse...

Achei muito vago as explicações do Comandante, acho que teria sim, que ser designados policiais em locais que ocorrem erros por parte de motoristas, e tentar de alguma forma mostrá-los a necessidade de seguir a lei do trânsito. Vou citar algumas medidas que poderiam ser tomadas:
1- Mão de via única, se vc quizer andar devagar, ande pelo lado direito, deixe o esquerdo sómente para ultrapassar(Tem centenas de pessoas que não sabem disso).
2- Ensinar que sómente às Avenidas João Pessoa, D. Pedro II e Princesa Izabel, que cortam a cidade, no sentido da linha do trem(L/O), são preferenciais, e que todas as outras que seguem no mesmo sentido, mesmo que sem placa de Pare, a parada é obrigatória.
3-Ensinar que a faixa de pedestre, mesmo na preferencial, TEM QUE PARAR.
4-Ensinar para o Pedestre, que, não é porque tem a faixa, que o mesmo pode ir adentrando, como se estivesse passeando numa calçada, ele tem que SINALIZAR COM A PALMA DA MÃO ABERTA, indicando a vontade de atravessar a mesma. Pelo menos conheci uma cidade que era assim.
E assim por diante precisamos de ensinamentos sempre.

Anônimo disse...

Não concordo com o fj que postou sua mensagem às 19:53 horas. Primeiro porque ele diz que deveriam "ser designados policiais em locais que (sic) ocorrem erros por parte de motoristas". Ora, em qualquer lugar das cidades ocorrem erros dos motoristas, logo seria impossível atender a sugestão. Segundo porque para uma pessoa poder dirigir, de acordo com nossas leis, é preciso preencher uma série de requisitos, a saber:
1) deve ter, no mínimo, 18 anos de idade;
2) deve ser alfabetizado;
3) deve ter condições de pagar a auto escola (aí incluídas as taxas públicas);
4) frequentar aulas teóricas sobre trânsito;
5) ser avaliado teoricamente;
6) fazer um número mínimo de aulas práticas;
7) ser avaliado na prática.
Só depois o candidato receberá uma permissão para dirigir por um ano. Se não fizer nada de muito errado, a permissão passa a ser definitiva.
Desta forma, não cabe à Polícia Militar nem a qualquer outro órgão público ficar ensinando o que os motoristas habilitados já sabem (ou deveriam saber). Se o sistema de ensino de trânsito é falho, vamos corrigir o sistema e não transferir a responsabilidade disso para quem não tem atribuição legal para tal. Motorista habilitado é motorista que sabe tudo de trânsito. E se sabe tudo e não cumpre a lei, deve ser punido de acordo com a lei.

Anônimo disse...

Ótima reportagem do Amigo Toninho sobre o tema. O Capitão Reginaldo Ferraz sanou as dúvidas e orientou muito bem a questão. Meus parabéns aos dois Amigos! Sucesso, saúde e paz a nossa comunidade, ao Estado e a Pátria. Um fraterno abraço! Kleber.

fj disse...

Todas as informações que o anônimo das 22:20 horas disse é correto, mas infelizmente, na prática não é assim, ter habilitação não significa que o mesmo é um bom motorista e consequentemente conhecedor de como se portar no trânsito. Também reintero aqui, que a PM além de seus afazeres normais (combater criminalidade e etc), poderia sim ser uma PM educativa, afinal, ela existe para proteger o cidadão.

Anônimo disse...

Concordo sim com fj, a PM poderia sim, atuar como diciplinador do trânsito, achei uma boa sugestão.

Anônimo disse...

Se a PM fizer o que não é atribuição dela, vão falar que ela está atuando com desvio de função ou algo parecido. Não é atribuição da PM, nem da Polícia Civil ficar educando motorista que não cumpre a lei. A função dela, na esfera de trânsito, é fiscalizar o cumprimento do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Como está cheio de motoristas que não cumprem o CTB, fica um monte de gente querendo inventar atribuições extralegais para ela.