quarta-feira, 26 de junho de 2013

Visita de Lourival Gomes

Presidente Venceslau
PRESENÇA DO SECRETÁRIO DE ADMINISTRAÇÃO DE PENITENCIÁRIA
Lourival Gomes cede entrevista exclusiva a Jovem som FM e Blog do Toninho, elogia funcionários e diz que não há acordo do Estado com crime organizado. Ouça a entrevista na íntegra:

9 comentários:

Anônimo disse...

Só faltava dizer que tem. Quem sabe sabe. Porque nenhum chefão do crime organizado, preso no Estado de São Paulo nunca foi para um presídio federal? Deve ser por pura coincidência não é.

Anônimo disse...

Até parece que ele vai falar né, vc acha que ele vai perder o cargo dele declarando isso, ainda mais hoje com esse monte de manifestação, é esse o jeito de governar do PSDB.

Anônimo disse...

Pra seu governo existem 2 'chefões' em presídio federal, além do mais lá existe visita íntima, onde pode sair algum bilhete ou ordem. Melhor deixá-los no RDD de Bernardes, lá não há visita íntima. Não fala o que você não sabe.

Anônimo disse...

Ao puxa saco das 16:08h, sou o anônimo das 15:17, fui agente ai em Venceslau, atualmente estou lotado no Depen, pelo jeito vc teve ser um frustrado ou leva uma com algum carguinho de confiança, abre o olho jovem.

Anônimo disse...

Será que nossa região seria tão segura com tantos presídios se não houvesse competência da segurança? Ao que ouço, o Dr. Machado foi vítima porque era alvo fácil. Muitos abnegados seriam alvos melhores. Vamos facilitar o trabalho de quem realmente trabalha.

Anônimo disse...

O Anonimo. Ai coitado, como tem defensor defendo o cobra.

Jenis de Andrade disse...

A de se contestar alguns pontos.
1º O governo do estado de São Paulo prometeu construir 49 presídios em 2009, se analisarmos o próprio site da SAP, veremos que foram construídas e inauguradas apenas 13 presídios de 2009 até o presente momento, ou seja, mais de 3 anos após o prometido, que seria a conclusão dessas 49 unidades até 2011, geralmente argumentam que encontram dificuldades para que as cidades aceitem presídios, mas sabemos que os presídios são empurrados "guela abaixo" independente se os munícipes querem ou não, vemos também prefeitos e munícipes que pedem presídios nas suas cidades, como é o caso de Riversul divulgado em matérias jornalísticas.
2ºNa questão da presença da ROTA em Presidente Venceslau, raramente a ROTA vai para outra cidade do interior se não houver uma necessidade gritante, e o secretário sempre prega que tem uma parceria com a SSP, então, se a SSP tomou decisão de mandar a ROTA para PV, que é uma cidade de porte pequena e tem dois presídios(inclusive um de segurança máxima "das máximas") , algum motivo relacionado ao sistema prisional tem na minha opinião e a secretaria da administração penitenciária deveria ser informada, se é que não foi.
3º Existe uma HIPERLOTAÇÃO no sistema prisional porque o governo do estado de São Paulo destruiu a Casa de Detenção e transformou a Penitenciaria do Estado em presidio feminino na Capital, que juntos tinham capacidade para cerca de 9.000 presos, além de ter desativados centenas de cadeias públicas no estado e encaminhado esses presos para o Sistema Prisional que já tinha seus problemas(mas não tinha uma HIPERLOTAÇÃO há duas décadas), esse presos foram encaminhados para o sistema prisional como se escondesse a sujeira para debaixo do tapete, até porque as cadeias publicas e o complexo CARANDIRU ficam ou ficavam aos olhos da sociedade e os presídios ficam na sua maioria em regiões afastadas das áreas urbanas.
4º Quanto a cidades que serão construído presídios serem para resolver questões regionais, os presos da maioria dos presídios paulistas que estão no interior são da capital e grande São Paulo, acredito que nunca foi a meta do governo regionalizar presídios, vemos cidades que tem uma população de 1.500 moradores e tem um presídio com cerca de 1.700 presos na cidade, a exemplo da cidade de Pracinha-SP.
5ª e último contra ponto: O secretário disse que o sistema prisional recebe 1.200 presos por mês, aumentando com isso um presidio e meio, só que existem liberdades, presos de regime semiaberto que não voltam das 5 saídas temporárias durante o ano, esses presos que não retornam dessas saídas temporárias e os que evadem esses presídios semiabertos, chega a ser a população carcerária de no mínimo de 5 presídios do estado de São Paulo.



Jenis de Andrade
Agente de Segurança Penitenciária.

Rozalvo disse...

Há algumas considerações a fazer com relação á fala do nobre secretário. 1 - A superlotação é pura incompetência já que faz 20 anos que o mesmo grupo político administra este Estado (PSDB) e o discurso é sempre o mesmo. 2- Na verdade o que leva á superlotação também é a frouxidão da leis brasileiras que fazem com que criminosos contumazes sejam colocados em liberdade ou semi liberdade (semi-aberto) com pouco tempo de pena o que faz a reincidência ser de mais de 70%, ou seja, de cada 10 presos soltos, 7 voltam para a prisão (a polícia enxuga gelo). 3 - Não tem havido sublevação á ordem (rebeliões)não porque os "abnegados" servidores conseguem impedir, mas, porque a tática dos criminosos de não fazer rebelião os favorece, já que, dentro dos presídios, por deficiências na vigilância e falta de condições de manter a própria segurança, devido ao excesso de presos e falta de servidores e equipamentos (vide as agressões rotineiras que ocorrem contra os abnegados)muitos, infelizmente, fazem vistas grossas ás mazelas do sistema. 4 - Nem o senhor Secretário nem as demais autoridades fazem questão nenhuma de resolver os problemas do sistema. Esta afirmação decorre do fato de todos saberem que as estruturas das unidades (tirando os RDD´s da vida que estão vazios) favorecem a atuação de criminosos, isso porque foram feitas por "engenheiros" que podem entender de desenho mas de segurança não; que a divisão de presos tem que ser feita pelo tipo de crime, grau de periculosidade e tempo de pena (prevista na LEP) e não por pertencer á facção prisional A,B ou C, como hoje é feito; que o número de servidores e equipamentos de segurança é o mínimo para que os "ABNEGADOS" possam trabalhar com segurança (vejam o absurdo: nas manifestações de cidadãos, os polícias trabalham com todo tipo de equipamentos, se não letais, quase letais, já os Agentes que cuidam de criminosos, muitos violentos e psicopatas, trabalham com uma caneta e, quando compram, com uma tonfa) Desde 2004, tramita no congresso Nacional a PEC 308/04 que cria a POLÍCIA PENAL mas nenhuma dessas autoridades vem á público defender sua aprovação. Só para lembrar, quase todos os países desenvolvidos á exemplo da Itália, Canadá, EUA entre tantos outros resolveram muitos dos problemas prisionais ao Criarem polícias penais. Querem a verdade: SOMOS TODOS IDIOTAS, SERVIDORES E SOCIEDADE.

Anônimo disse...

Como ele disse o nosso agradecimento pelos funcionários daqui da região oeste que são muitos e pelos muitos muitos espalhados pelo estado, o que ele faz para ajudar?
O minimo que seria rodar a LPT, já faz muito tempo que não tem, ai ele ainda vem agradecer.
O ida dele também não foi por causa do afastamento do diretor geral da PI de Mirandópolis, eles são o terceiro esqualão da SAP.