quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Carta de Clóvis Moré

Comentando
ANDORINHA E O DESCASO AOS PASSAGEIROS
Na última viagem à São Paulo para tratamento de saúde, (11-8-2014) - fomos surpreendidos pelas péssimas condições sanitárias dos chamados “ônibus Softs“, da Empresa de Transportes Andorinha e do atendimento nos “guichets” de venda de passagens. Não havia passagens disponíveis em Presidente Venceslau, o que prova o alto grau de utilização dos usuários desta ponta do Estado, e fomos obrigados a embarcar em Presidente Prudente, com gastos extras para aquela cidade. Pagamos as passagens sem utilizar o direito à gratuidade, por estarmos acima dos 60 anos, eis que acreditamos que se assim o fizéssemos estaríamos ocupando o lugar de outros que realmente não têm condições para pagar os altos preços cobrados. Embarcamos no ônibus em Presidente Prudente e na primeira ida ao banheiro, o que faço constantemente pelo estado de saúde, a primeira surpresa... Fiquei preso no banheiro, cuja porta não abria... Depois de batidas na porta, com o limite das minhas forças, um passageiro que dormia ao lado, com o barulho e evidente susto e mal estar abriu a porta me libertando do fétido banheiro, que estava com mau cheiro e sem nenhuma conservação.
Ao chegar a Assis, avisei ao motorista sobre o péssimo estado do banheiro.
Disse que tomaria providências e ao chegar ao Rodoserv, na entrada da Castelo Branco, parada obrigatória, no Restaurante que deve ser da empresa, o alertei novamente.
Realmente, entrou uma pessoa no ônibus e foi ao banheiro com ferramentas.
Novamente, tive que ir ao toilette e para surpresa a situação ainda estava pior.
A porta não fechava e o banheiro “fedia fezes e urina”, incomodando a todos os cerca de 40 passageiros que ocupavam o coletivo. E assim foi até a Barra Funda em São Paulo.
Pois bem... Na volta o mesmo drama.
Não havia passagens para Presidente Venceslau e a funcionária do balcão de venda de bilhetes, com evidente má vontade e muito mal educada, nos tratou como se fôssemos indigentes e pedindo favores.
Asperamente, “não há ônibus com passagens para Presidente Venceslau e se quiserem terão que ir até Presidente Prudente, em lugares separados”, com um descaso que causou profundo constrangimento a mim e a Maria Luiza.
Compramos e pagamos as passagens em dinheiro, até Presidente Prudente e ao entrar no ônibus e ir ao banheiro, a mesma cena.
Portas sem fechar, permaneciam abertas e o mesmo mau cheiro de banheiro sem nenhum cuidado, sujo e anti-higiênico.
A Empresa de Transportes Andorinha, que tem mais de 60 anos de linha de diferentes pontos do país com São Paulo, parece ter regredido no bom atendimento aos seus usuários pelo que demonstrou esta nossa viagem a São Paulo.
Dia 27 agora, iremos novamente para continuidade do tratamento.
Vamos levar estes fatos ao Procon e a Artesp, que é a empresa reguladora do setor e esperar que a diretoria da Andorinha tome as devidas providências e preste os serviços para os quais é paga, para garantir dignidade aos seus passageiros.

10 comentários:

Anônimo disse...

Realmente os idosos com mais de 60 anos não tem o direito de viajar gratuitamente, porque a empresa alega não ter esse convênio. Mas esse fato acho que não depende de convênio, afinal de contas é uma lei que foi sancionada...isso é abuso e falta de respeito com a melhor idade!!!

Anônimo disse...

PERFEITO!!!! ALGUÉM TEM QUE FAZER ALGUMA COISA, JA QUE TODOS GRITAM,MAS NUNCA VÃO ATRÁS DOS SEUS DIREITOS...

Patricia disse...

Isto mesmo temos o direito sermos muiito bem tratados!Aliás pagamos muiito caro ,p termos tão pouco !!!
ESTE É O NOSSO BRAZIL!!!!

Anônimo disse...

O pior de tudo ñ é somente o mau atendimento da empresa e as más condições dos onibus recentemente a empresa andorinha entrou com um processo contra a viação Motta que disponibiliza de passagens gratuitas para maiores de 60 anos mesmo compradas no dia da viagem querendo ''exclusividade'' nas vendas para são paulo!!! Fui de costume comprar uma passagem na Motta e me deram essa informação ai fui obrigada a comprar na andorinha e tb ñ encontrei mais passagens para o dia da minha viagem!!! Já que querem exclusividade coloque mais ônibus e de boa qualidade!!!!

Letícia disse...

Em Janeiro tbm tive o desprazer de conhecer essa antipática funcionária, eu e meus 3 filhos havíamos viajado ao litoral norte e quando voltamos pegamos o sistema pare e siga da rodovia Tamoios, a viagem atrasou cerca de 3 horas, como temos q fazer baldeação de uma rodoviária pra outra, perdemos o nosso ônibus q saia as 21:40, tive q passar pelo guichê pra ver se conseguia resolver a situação, eu com uma bebê de 6 meses no colo, fique na fila por +ou- 20 minutos, ñ fui mal tratada, mas o descaso é gigantesco... Totalmente o contrário dos atendentes de nossa cidade, q são muito educados e gentis!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Aproveitando a oportunidade sou agente penitenciário em são paulo viajo sempre pela viação motta pois tenho uma promoção de cada dez passagens ganhamos uma gratuita desde o fim de julho fui informado que na viação motta ñ pode mais vender passagem para são paulo o motivo que me informaram é que a andorinha moveu um processo contra a viação motta pedindo exclusividade nas vendas para são paulo, e agora nós agente penitenciário que ficamos 15 dias em sp e 15 dias aqui estamos tendo dificuldades para viajar, já que a andorinha quer exclusividade tem que atender a todos e isso ñ esta acontecendo.

Anônimo disse...

também estou decepcionado com a andorinha fui comprar passagem na viação motta e fui informado que ñ estão vendendo por conta desse processo, vamos fazer um abaixo assinado.

Anônimo disse...

gastem mais um pouquinho e vão de avião.se tbm não tem conforto pelo menos é mais rápido.

Anônimo disse...

Sinta-se felizes com esses pequenos contratempos. Eu já sofro com isso e coisas muitíssimo piores viajando há 04 anos entre Campinas e Prudente (embora more em Venceslau e ainda preciso de carona Prudente-Venceslau) e de todo esse tempo nunca vi nenhuma melhora. Pelo contrário, só tem ficado cada dia pior. A única coisa que espero é parar de viajar para ter que trabalhar a 640km de distancia.

Anônimo disse...

por falar em descaso vejam aquele ônibus pra prudente q passa em todas as cidades...sem banheiro!! é absurdamente absurdo vc entrar num ônibus ou sei la o que q eu eles chamam aquilo e não ter sequer 1 banheiro...já vi casos absurdos de pessoas querendo e precisando usar o banheiro e tinha que pedir misericordia pro motorista esperar 1 pouco em alguma rodoviária para que o mesmo não a esquecesse e esperasse 1 pouco sem falar que outros tem que ficar pulando a catraca porq nos sentimos animais dentro daqueles ônibus enjaulados querido dono ou responsável da andorinha da 1 jeito e coloque banheiro por favor pagamos e temos todo o direito de termos banheiro sendo suburbano ou não tem gente que entra em epitacio e desce em prudente e ninguém é obrigado a ficar muito tempo sem poder ir ao banheiro que vcs não nos oferecem!!!
quanto ao atendimento não tenho do que reclamar são muito bom.