segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Carta à redação

Presidente Venceslau
CARTA DO LEITOR
OS PRESÍDIOS E NOSSA SEGURANÇA

Quando disseram que a P II de Presidente Venceslau abrigaria os presos mais perigosos do país, a maioria envolvido diretamente com o crime organizado, pensei que nossos dias de paz haviam chegado ao fim. O tempo mostrou, entretanto, que era ledo engano. Não há uma relação direta entre a presença de presídios e o aumento da violência. Há localidades, aqui mesmo na região, que mal tem uma delegacia de policia, e os índices de criminalidade são maiores que os nossos. A construção de presídios é política de Estado, faz parte da segurança pública, pois se quisermos que as condenações judiciais sejam cumpridas é preciso estabelecimentos para isso. Nunca fugiremos desta premissa, tanto mais porque vivemos e convivemos numa sociedade violenta, com pouco respeito à vida e aos direitos de outrem. É certo que esses estabelecimentos vivem em estado de alerta permanente, o que produz uma sensação falsa de insegurança perene. Ainda essa semana a imprensa noticiou a tentativa de fuga de dois presos da P II que estavam vestidos com uniformes do GIR, mas que ficou apenas na vã tentativa. Isto mostra o bom controle que temos dentro destas unidades, a afugentar qualquer sentimento maior de insegurança. Sem contar que, por causa dos presídios, nossa Policia Militar sofreu um significativo aporte de recursos técnicos e humanos, desenvolvendo um trabalho que, a meu juízo, é digno dos melhores encômios. Teríamos essa boa infraestrutura caso não tivéssemos a demanda dos presídios? É inequívoco que não. Além disso, há um aspecto do ponto de vista empresarial que poucos reconhecem:- cada uma destas unidades emprega servidores com salários que, se não são os merecidos, estão acima da média do mercado. Estas famílias vestem, calçam, alugam imóveis, estudam os filhos, compram no comércio, comem em restaurantes, adquirem veículos, ou seja, inexoravelmente aquecem nossa economia local. Qual outra empresa paga aos seus funcionários os salários que são pagos aos dignos servidores do sistema penitenciário? Raríssimas. Não quero com isso dizer que precisamos de mais presídios. Entretanto, não podemos amaldiçoar os existentes como se fossem restolhos sem qualquer contrapartida, ou como querem alguns, dizer que a região é um simples depósito de presos. Nem mesmo devemos açular um falso clima de pânico, absolutamente inexistente. Abro o debate com estas ponderações sem a mais remota pretensão de ter a última palavra. Aliás, qual o seu pensamento a respeito?

Afetuoso abraço a todos,

Marcelo Tacca
Advogado em Presidente Venceslau

33 comentários:

Anônimo disse...

concordo em tudo que disse,acho ainda que estes presidios trazem mais beneficios doque maleficios nesta região pobre do estado,agora dizer que quer industria na cidade é facil,mas quem quer montar uma industria longe de tudo, ao lado do mato grosso do sul,onde os impostos são menores.

Anônimo disse...

Devia abrir mais penitenciarias aque em presidente venceslau ,para que possamos trazer de voltas nossos familiares que estão trabalhando nas penitenciarias em são paulo,terias que abrir mais para gerar mais empregos... só quem tem parente,pai,irmao,filho sabe o que e ficar longe ... e quem nao concorda com construçoes de masi cadeias,nao deve ter parente nessa profissão ..

Anônimo disse...

Deviam abrir um presídio apenas para abrigar políticos bandidos, pois se o PT perder a eleição para presidente do Brasil a casa cairá e faltarão presideos para tantos picaretas!

Toshimi Jando disse...

Quanto a parentes morando fora , todos quando prestam concursos sabem para onde é a vaga. Provavelmente longe de onde moram(referente a Venceslau). Quando fiz concurso em 1990, era regionalizado e voce prestava concurso por unidade e chamavam os habilitados para as vagas, e só depois eram aproveitados para outras unidades. Fiquei 6 anos viajando, assim como muitos ainda hoje viajam pra unidade onde comecei(Pres Bernardes). Não quero aqui causar polemica alguma, mas se a política do estado para npossa regi~~ao é contrução de presidios que venham, e digo mais, temos uma area ociosa dentro da PI que poderia estar sendo melhor usada com construção de uma ala de progressão ou um CPP (semi aberto, pois os presos que a população ve trabalhando pela cidade, estão nestas condições e ficam na PI aguardando vaga nos semi abertos do estado. Concordo com o Marcelo Tacca que a situação está controlada dentro da P2, trabalho lá já há 4 anos no GIR e sei que existe toda uma preocupação em vigilancia e controle dos presos que lá estão. As horas de sol são controladas, as visitas são controladas, existe uma vigilancia de mais de 100 cameras , fora o corpo de Asps que lá trabalha. Existe falhas em todo lugar, falhas que deverão ser apuradas e se houver culpados, punidos conforme estatuto do funcionário publico e as responsabilidades criminais se houver, serem apuradas.

clair disse...

Clair amigo Marcelo v falou tudo e na minha opiniao v esta certo parabens

Anônimo disse...

Muito bom esse artigo, adorei. O dr. Tacca está de parabéns pelos comentários que vem escrevendo.

Anônimo disse...

DR MARCELO TENHO UMA ENORME CONSIDERAÇAO PELO SR COMO PESSOA E PELO PROFISSIONAL QUE E,MAS COM TODO RESPEITO EU LHE DIGO SO QUEM PASSA 12 HORAS TRANCADO NESTES INFERNOS JUNTO COM VAGABUNDOS DA PIOR ESPECIE SABE O QUE SE PASSA DENTRO DOS PRESIDIOS ,SEJE SEGURANÇA MAXIMA OU NAO,SEI QUE O SR GOSTA MUITO DE LER POR ISTO SE TIVER OPORTUNIDADE DE ACHAR UM LIVRO CHAMADO''PORTAL DO INFERNO'' COMPRE E LEIA,ESTE LIVRO MOSTRA A REALIDADE DOS PRESIDIOS BRASILEIROS.ABRAÇOS!!

Anônimo disse...

Concordo com o Marcelo, definiu bem a situação Venceslau/Presídios. Parabéns.

Anônimo disse...

Parabéns, com mais duas unidades, seria 400 funcionarios x 3 500 media, + de 1.400.000,00 por mês, to em são paulo, gasto 900 de aluguél, 400 compra e 200 de onibus, dinheiro que poderia ser gasto em venceslau...

Anônimo disse...

Presidente Venceslau, é a cidade mais policiada e segura do Estado e do Brasil, o serviço de inteligencia é eficaz e com policiamento preventivo forte, contamos com bom efetivo policial,existe pequenos furtos e consumo de drogas que é uma guerra perdida no mundo e principalmente no Brasil que é vizinho dos maiores produtores de maconha e cocaina do mundo.

madalena magalhães disse...

Parabéns advogado, isto condiz realmente com nossa realidade, e até que enfim mais um que faz pronunciamento, pois eu mesma li, o que uma escritora escreveu sobre o mesmo e sobre nossa região, no qual o pronunciamento do doutor Jose Hamilton Amaral, também não concordou com a tal escritora e fiz jus as palavras dele, e comentei, que esta mesma devia realmente morar aqui, e não só fazer criticas a nossa cidade e região. Aproveito o espaço estou esperando a OAB fazer também algum pronunciamento em relação a campanha eleitoral, no qual na minha opinião é injuria contra uma Presidenta com tantas palavras de baixo calão que vejo em muitos carros de nossa cidade obrigado Madalena.

Anônimo disse...

Parabens Marcelo Tacca, sempre defendi a abertura de presídios em nossa cidade pois com isso o dinheiro roda em nossa cidade de tds as formas...Gostaria que viesse mais...

Anônimo disse...

Parabéns Dr. Marcelo pelas sábias palavras. Infelizmente os presídios são um "mal necessário" dentro da sociedade e especialmente na nossa região que é carente de investimentos público e também privado, esse "mal necessário" é oque tem "salvado" a economia de várias cidades, inclusive a da nossa querida Pres. Venceslau, pois se não fossem os quatro presídios instalados na nossa microrregião (Penit. I e II de Venceslau, Penit. Marabá, e CDP Caiuá), nossa cidade com certeza estava economicamente estagnada,pois cerca de 04 milhões de reais são injetados mensalmente na economia em razão de salários dos funcionários mais materiais/serviços que a manutenção das mesmas requer.
Infelizmente existe uma parcela da população venceslauense que talvez por desconhecimento ou mesmo hipocrisia, insistem em apenas criticar "os presídios" e abominar a vinda de novas Unidades para cá, se utilizando do velho conceito que em vez de presídios Venceslau precisa de indústrias para gerar empregos, etc...
Aí eu pergunto: que empresa/indústria que teria capacidade de gerar pelo menos 250 empregos diretos com uma média salarial de cerca de R$ 3.000,00 cada um (mais ou menos é este número de funcionários que uma Unidade Prisional emprega) teria a intenção de se instalar em Pres. venceslau, onde não temos mão-de-obra qualificada, mercado consumidor, matéria prima, e outros quesitos que seriam atrativos para esta empresa? Sem contar que se esta empresa "percorrer" mais 35 Km está em Mato Grosso do Sul, onde existe incentivos como imposto mais barato e etc...?
Deixemos de hipocrisia "críticos de presídios de plantão"!
Que venham sim mais presídios para a nossa região.
Mário Rosário
RG: 26.531.962-6

Anônimo disse...

Tenho um comércio aki!mais fala que penitenciária é bom uma ova.tem que traser universidade para cá abrir mais cursos obsessão para o jovens trabalhar em cadeia meu não criei filho pra isso nada contra a quem trabalha nessa profissão;e vc que fez a pergunta queria ver seu filho um agente penitenciário pimenta no zolhos dos outro é bom né?misericórdia acho que um doutor ou farmacêutico pode dizer como é a vida de muitos aí rivotril purai vai.

Anônimo disse...

Sensacional, também acredito que as penitenciárias não são motivos para haver insegurança no município, até porque os acontecimentos do final de semana nos mostram o quanto os funcionários e a Policia Militar estão preparados, além gerarem empregos e serem a principal fonte de movimentação da economia local.

Anônimo disse...

O toshi mijando está enganado com relação as vagas...hoje o aprovado
no concurso faz até a "escolinha"e começa a trabalhar emprestado permanecendo assim por muito tempo até que seja disponibilazo a vaga...


Anônimo disse...

Anônimo das 23:05, realmente está faltando educação para nossa cidade, o seu caso é nítido, com tantos erros de português é uma vergonha você ainda frizar ser um comerciante. Sou comerciante tenho estudo, e não tenho nada contra agentes penitenciário, ao contrário, acho mérito, pois para eles entrarem eles passam por algumas fases, coisa que com o seu Portugues não chegaria nem na inscrição. Quanto a você não querer que seus filhos seja agente, se esforce, trabalha dobrado e formem eles em universidades de auto padrão, já que o senhor é tão dono de si. Grande abraço senhor comerciante, e não queima nossa raça não, faça sua parte e deixe que os agentes façam a deles.

Anônimo disse...

Concordo plenamente que presídios são necessários e tudo mais , geram empregos e trazem dinheiro para movimentar o comércio da cidade, como disse o amigo Mário, não existe uma política de incentivo fiscal em nossa região de divisa sul- mato-grossense para angariar empresas ou fábricas portanto ficamos reféns deste tipo de mão-de-obra oferecida. Mas não podemos nos contentar apenas com Presídios, temos sim que reivindicar sempre alguma melhora do Governo do Estado e União. Embora a verdade da inviabilidade de vários ramos para a região seja real, não podemos nos contentar apenas com Presídios. De outro lado ao falar em segurança de nossas Unidades, exerço minha função de ASP com o maior orgulho, respeito e dedicação possível. Mas poucas pessoas sabem o tamanho das dificuldades que estes profissionais que trabalham dentro das unidades passam, muitas vezes trabalham em dois ou três setores ao mesmo tempo sem condições mínimas de conseguir vigiar ao menos seu posto oficial de escala mensal , e se quiserem é assim, não tem a quem reclamar, Sindicato fraco e omisso, se reclamam não são ouvidos e sim ridicularizados pela própria Diretoria que é devedora de cargos arrumados, pois na política Estadual a Diretoria não é concursada e sim indicada, entenderam né ? E quando os funcionários tentam argumentar, lá dentro são perseguidos pelos devedores de cargos. A verdade seja dita aqui, temos um barril de pólvora dentro de nossa cidade e de várias outras, prontos para explodir e não é por falta de aviso, pois só se dá a verdadeira atenção quando a água bate na b.... para não dizer goela dos Governantes e da população que por sua vez também adora uma carnificina como na P1 à tempos atrás, pois riam mais do que se horrorizavam quando algum vagabundo mostrava uma cabeça decepada em suas mãos no telhado daquela Unidade, a Mídia por sua vez também tem sua parcela de culpa pois dá mais audiência a desgraça do que a paz em todos os seguimentos. Deixo aqui o desabafo de quem trabalha "lá dentro" e que todos os dias luta para a segurança de nossa sociedade passando por cima até mesmo de convicções pessoais para sustentar sua família e cumprir o dever de manter esses indivíduos marginais isolados da sociedade de bem como minha e sua família enfim pois estou lá por escolha e não obrigação (como dirão alguns se tá ruim pede exoneração, porém se todos pedissem tenho certeza que você não iria enfrentar o que passamos no dia-a-dia), não sei se esse desabafo vai resolver alguma coisa, mas que nossa voz seja ouvida e que atitudes descentes sejam tomadas em relação a este caso que houve na P2 neste final de semana. Grato.

Anônimo disse...

Eu disse outro dia e vou repetir o Marcelo Tacca precisa ser nosso prefeito muito bom parabens pelo comentario.

Anônimo disse...

BOM DIA .. NADA CONTRA A FALA DO DR.. MAS AO INVES DE PRESIDIOS TBEM DEVERIAM PENSAR EM OUTRAS OPSIÇOES DE TRABALHO ; PORQUE NEM TODOS VIVEM DO EMPREGO DE AGENTES ;SE REABRISSEM O KAIOVA SERIA SEM DUVIDAS MAIS UMA FIRMA QUE DARIA MUINTOS EMPREGOS ;; ANTES DE TERMOS; PRESIDIOS TINHAMOS O KAIOVA . GERAR EMPREGOS NAO E SO PRESIDIOS ; ABRAÇOS

Anônimo disse...

Esse pensamento é leviano, como é leviana a política do governo tucano, sendo Tacca um signatário e defensor contumaz. A região é pobre de investimentos, não há e nunca houve no governo tucano projeto de desenvolvimento para cá, despejaram presos de alta periculosidade - ou se esquecem das rebeliões que tivemos, colocando em risco a vida de quem atua no sistema. Essa nota do Tacca tem muito mais um viés politico partidário às vésperas do segundo turno.

fernando disse...

Em breve teremos mais um CDP em Caiuá, e no minimo mais 200 famílias que hoje trabalham fora, conseguirão transferência para Caiuá.Serão mais 200 novas residências construídas aqui em nossa cidade isto aquecerá o nosso comércio, escolas, postos de gasolinas , veículos etc.........

FER disse...

PARABÉNS ``MÁRIO ROSÁRIO ´´, FALOU PURA VERDADE AMIGO.

Anônimo disse...

se vc tem comercio,deveria agradecer e muito os presidios em venceslau,pois a grande maioria da população ou trabalha neles ou são familiares,ja imaginou eles fora da cidade??

Anônimo disse...

POBRE VENCESLAU.CADA UM COM SUAS INTENÇÕES E A CIDADE QUE SE LASQUE.FALA DO PRÉDIO ABANDONADO DO CEFAM ADVOGADO,FALE DE COISAS AUSPICIOSAS,QUE FARÃO O BEM PRA NOSSA CIDADE,NÃO DE CANCERES.

O Eldoradense disse...

Primeiramente, acho que toda sociedade deve prezar pela democracia e pelo respeito aos diferentes pontos de vista. Portanto, penso que o cidadão que é contrário à vinda de mais presídios para a cidade pode enxergar a possibilidade por outro prisma, sem necessariamente desconhecer o assunto ou ser hipócrita. O debate é saudável, os estigmas que são atribuídos a quem pensa de um jeito ou de outro, não.

Reafirmo que na minha opinião Presidente Venceslau já deu sua contribuição ao sistema prisional paulista e até agora, recebeu pouca ou nenhuma contrapartida por isso. Nenhum AME, nenhum Campus da Unesp, como aliás, possuem Presidente Prudente e Dracena, por exemplo.

Se não prosperamos porque somos desprovidos infraestrutura? Briguemos por ela ao invés de mendigar presídios, ora bolas!

Se a carga tributária de estados vizinhos nos rouba a possibilidade da vinda de novos investimentos, que se proponha ao governo paulista uma política fiscal diferenciada para regiões pobres como o Pontal do Paranapanema e o Vale do Ribeira, mitigando as disparidades socioeconômicas no Estado de São Paulo, por exemplo.

Enfim, creio que há outas alternativas e variáveis a serem propostas que não seja esse samba de uma nota só embasado na vinda de mais unidades prisionais. Lutar por melhor infraestrutura e políticas fiscais diferenciadas pode até não ser o caminho mais curto para dinamizar a economia regional, mas é, na minha opinião, um caminho melhor do que a vinda de mais presídios para cá. É isso que penso.

Ass: O Eldoradense

Anônimo disse...

DR. MARCELO TACCA parabéns pelas palavras, faço parte deste conceito sobre os presídios, tenho amigos que estão nessa profissão e verifico que pela segurança estão sempre atentos não só dentro do estabelecimento quanto fora nas ruas... alerta aos problemas da criminalidade como qualquer coisa anormal e diferente que ocorra em nossa querida Venceslau,sendo assim são vários olhos a mais para tentar manter tudo dentro dos padrões.

Anônimo disse...

acorda governantes de pv, busque ampliar a PI para gerar + empregos, deixe de ficar buscando a iniciativa privada, investimento difícil por estarmos longe dos grandes centros, sejamos realistas e pés no chão, vamos atrás de coisa palpável e imediatista.

Anônimo disse...

Se abrir mais cadeias irá gerar muito mais beneficios do que malefícios...Prudente tem uma excelentes universidades,o que ia muda construir uma aque ? nossa cidade nao suporta uma universidade... minha mae ta em são paulo a 3 anos e sofre muito para poder dar estudo pra mim e pra minha irma,meu pai trabalha na P1 a 23 anos e mesmo assim não consegui vir embora,então tem que abri mesmo cadeias a que...#DuranPediMaisPresídios

Anônimo disse...

Quando se presta o concurso,não sabemos para onde será a vaga como afirmou o toshi mijando...hoje o candidato entra,faz o curso de formação que é a chamada escolinha,começa a trabalhar em uma unidade emprestado e só depoi lhe apresentam as vagas...portanto quando fazem o concurso não fazem sabendo para onde são as vagas não...

Anônimo disse...

Esse idiota comerciante,parabens se voce tem dinheiro e consegui estuda seus filhos... meu pais só vão conseguir estudar eu e minha irma nesse serviço,e graças a deus minha familia agradece todos os dias por esses empregos de a gente penitenciarios... e se deus quiser minha mae esta na lista para o CDP de caiua,a minha e a familia de todo mundo que vira vao agradecer pro resto da vida .... queria ate se possivel criar um baixo assinado e que possamos fazer mais pra que possa conseguir mais presidios ..

Anônimo disse...

loucos de pedra todos vcs.se ajuda por que o comércio é tão fraco;o lugar de mentalidades tão fracas que embarcam nas idéias de sabichoes.desisto de venceslau.

Anônimo disse...

é só jogar a rede e pega de montão,hein seriam pretensões políticas? e doutor é quem faz doutorado e defende tese.Mijando,quantos anos no sistema e quanta inocência.presidios em venceslau nunca mais.pergunta se piquerobi,anastácio,dracena querem.não são loucos.A p2 era pra ser em anastácio,eles quiseram?