quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Cão na Linha


Por que cachorros comem terra?

É provável que a grande maioria dos proprietários de cachorros, em algum momento, pôde observar um comportamento que para nós, humanos, chega a ser incompreensível. Muitas vezes, comer, cheirar ou simplesmente mastigar coisas estranhas torna-se um hábito para os cães, sejam eles adultos ou filhotes. Não há, no entanto, uma explicação única para este tipo de comportamento, na verdade, este hábito pode acontecer em decorrência de vários fatores, isoladamente ou em conjunto. Até mesmo os veterinários não entendem totalmente o que causa a necessidade ou o gosto que alguns cachorros apresentam em comer terra, mas há algumas hipóteses prováveis que podem, sim, explicar o problema. Mas então, por que cachorros comem terra? Se você já fez uma dessas perguntas, é muito provável que esse comportamento tenha se tornado um hábito na vida do seu cão. Embora haja diferentes fatores que possam explicar por que cachorros comem terra, nem sempre é possível identificar com facilidade a verdadeira causa. Para entender melhor porque os cachorros comem terra, é importante entender um pouco sobre a fisiologia dos cães. Apesar de muitos proprietários não levarem esse fator em consideração, os cães não são animais carnívoros no sentido exato do termo. É claro que os cachorros gostam de comer carne, o que significa que muitos outros elementos fazem parte da dieta de um cão. No entanto, em muitos aspectos, os cães também diferem de outros animais onívoros. Cachorros selvagens sobrevivem comendo de tudo, literalmente, para conseguir cumprir suas necessidades nutricionais básicas. Os antepassados dos cachorros modernos, por exemplo, que precisavam caçar para poder se alimentar, costumavam comer sua presa inteiramente e muitos desses animais, herbívoros, eram capturados de estômago cheio. O cachorro desfrutava então, de todas as partes desse animal, incluindo o estômago e tudo o que estava dentro. Além disso, os cães selvagens não podem ser excessivamente seletivos. Oportunistas por necessidade, esses animais foram acostumados por milhares de anos a investigar, procurar, farejar, caçar e comer tudo o que fosse necessário para sua sobrevivência. O cachorro doméstico, ao contrário, busca nas plantas uma fonte alternativa de alimento, e esse caráter investigativo, curioso, pode levá-lo a estar sempre perto do solo, farejando todos os tipos de espécies vegetais ao seu redor, como frutas, grãos, raízes, etc. Mas então, por que cachorros comem terra? Será que os cães comem terra simplesmente por que eles sentem fome? Esta hipótese não pode ser totalmente descartada, mas a resposta para essa pergunta pode não ser assim tão simples. Então, se não é por fome, por que cachorros comem terra?

Deficiências Minerais
Este é o primeiro fator que pode causar esse estranho comportamento nos cães. Apesar de acreditarmos que a ração que estamos oferecendo ao nosso cão seja perfeitamente balanceada e esteja correspondendo à todas as necessidades nutricionais de um cão, infelizmente isso nem sempre é verdade.

Desvios Comportamentais
Uma causa muito comum para este problema pode estar relacionada a diversos problemas comportamentais. Um dos problemas mais frequentes é o tédio, que pode desencadear ainda outros desvios de comportamento. Cães que ficam muito tempo presos, isolados da família, sem atenção ou ainda, sem a possibilidade de se distrair, e brincar, podem apresentar um comportamento depressivo.

Sabor
Embora possa parecer estranho para nós, humanos, muitos cachorros podem adquirir gosto pela terra, simplesmente por achar saborosa. Em muitos casos, há componentes na terra que podem ser particularmente saborosos para os cachorros, como elementos derivados de compostagem, adubos orgânicos, raízes, restos de frutos, e até mesmo pequenos animais que o cachorro pode considerar como um delicioso petisco.

Grama e Demais Elementos Vegetais
Se você ainda desconfia que os motivos listados acima sejam insuficientes para fazer com que o seu cachorro queira comer terra, ainda pode restar uma outra hipótese. Em alguns casos, é possível que não seja exatamente a terra que ele esteja buscando. Conforme mencionado mais acima, os cães costumam buscar em diversos elementos vegetais para complementar sua dieta.

O que fazer?
A solução para este “problema” é uma questão ainda mais difícil. A primeira coisa a fazer é tentar descobrir a verdadeira causa que desencadeia esse hábito. Se você já levou o seu cachorro ao veterinário e nenhuma questão de saúde foi encontrada, é possível que você precise dar uma maior atenção a alimentação do seu cão. Isso não quer dizer, necessariamente, que ele esteja passando fome, nem que você precisa oferecer mais comida. É possível que a ação mais acertada seja substituir a ração por uma de maior qualidade, que seja capaz de suprir todas as necessidades nutricionais do seu cachorro. Além da qualidade da ração, certifique-se que a sua opção esteja de acordo com as necessidades nutricionais do seu cachorro, de acordo com a sua idade, porte, etc. Leia atentamente as informações contidas na embalagem da ração e verifique se é realmente uma ração indicada para ele. Se a questão alimentar também tiver sido descartada, resta-nos acreditar que o problema seja mesmo comportamental. Certifique-se que o seu cão não esteja passando muito tempo sozinho e evite que ele fique o tempo todo isolado da família. Quanto maior a dedicação do proprietário e de toda a família às necessidades de exercício e atenção que seu cachorro precisa, maior a chance de minimizar os maus hábitos decorrentes de carência afetiva, isolamento, solidão, tédio, etc. Outro ponto importante em casos assim, é observar se o seu cachorro está recebendo a dose adequada de exercício que ele precisa regularmente. Utilize um critério bastante flexível em relação a esta questão, tenha em mente que nem todos os cães são iguais e cada um apresenta uma necessidade específica em relação a exercícios físicos. De maneira geral, se o seu cão recebe atenção da família, brinca, tem companhia todos os dias, e passeia de coleira regularmente, é um bom indicativo que tudo está correndo bem nesse aspecto.
_____________________________________________________
Sanduba do Bem

Nenhum comentário: