segunda-feira, 30 de março de 2015

Efeito Tiririca

UM TIRO NO "EFEITO TIRIRICA"
Época

Na eleição de 2010 para a Câmara dos Deputados, o palhaço Tiririca, candidato em São Paulo, recebeu 1.353.820 votos, recorde histórico que o elegeu deputado pela PR. Um dos slogans de campanha de Tiririca era:"Pior que está, não fica". Na verdade, ficou um pouquinho pior, sim. Tiririca levou consigo para Brasília uma bancada de deputados dos que não haviam recebido votos suficientes para ser eleitos, mas acabaram conquistando cadeiras no Parlamento. Eles pertenciam á mesma coligação do humorista, formada por PR, PSB, PT, PCdoB, PT do B. Como sua votação, Tiririca afastou a Câmara vários candidatos com mais votos, mas que concorriam por outras coligações. Agravou assim uma distorção na representação de nosso sistema político, facilitada pela possibilidade de coligações partidárias nas eleições para a Câmara dos Deputados, as Assembleias Legislativas e as Câmaras Municipais.

Na semana passada, o Senado Federal aprovou, em segundo turno, uma proposta de emenda á Constituição para acabar com a distorção. A proposta acaba com as coligações partidárias nas eleições para deputados federais e estaduais e para vereadores. A aliança de partidos será permitida somente nas eleições majoritárias- para presidente, governadores e senadores. A proposta seguiu agora para discussões na Câmara dos Deputados, onde deverá ser aprovada também com dois turnos para entrar em vigor. O Senado Federal acaba de dar um passo importantíssimo para o aperfeiçoamento da democracia brasileira. A aprovação do fim da coligação em eleições proporcionais é um tiro no expediente, recorrente na política brasileira, de montar coligações com partidos sem nenhuma afinidade de ideologia ou programática entre si, apenas por conveniência eleitoral. O objetivo entre tais coligações tem sido basicamente aumentar o tempo da propaganda de rádio e TV e viabilizar que algumas legendas nanicas atinjam quocientes eleitorais e consigam cadeiras nas Casas Legislativas.

O fim das coligações nas eleições proporcionais pode contribuir para fortalecer os partidos com representatividade na sociedade e atenuar um dos principais problemas de nosso sistema político: a excessivas fragmentações partidárias. Nas últimas eleições, 28 partidos elegeram deputados federais . Boa parte dessas siglas são legendas de aluguel, controladas como cartórios por dirigentes que as usam como moedas de trocas para auferir ganhos pessoais.
_____________________________________________________

Pizzaria Tremendão

Um comentário:

Anônimo disse...

Agora o Zé Carlão cai fora!!!!!!!!!