segunda-feira, 30 de março de 2015

Psicologa

RESSENTIMENTO
Psicologa Célia Arfelli

Ressentimento é uma constelação de sentimentos e afetos difíceis como mágoa, ofensa, raiva, rancor, inveja, desejo de vingança. A dor e o sofrimento nos afeta constantemente ao longo da vida e algumas pessoas por razões psíquicas constitucionais não consegue escolher um destino positivo para enfrentar uma ofensa de alguém. O ressentimento é uma espécie de mágoa, mais uma mágoa que não se supera, a mágoa você vive uma vez, você passa por ela, você se entristece porque alguém te magoou alguém te desrespeitou alguém te tratou mal, mais chega uma hora que você supera, ou porque você perdoa ou porque você se vinga, ou porque aquilo deixa de ter importância e você fica feliz de novo. E você vai à luta novamente sem se preocupar de que alguém um dia te traiu te magoou te passou a perna. A mágoa tem seu tempo. O ressentimento é uma mágoa que parece que a pessoa não se esquece, ela não supera, é uma mágoa que a pessoa quer não se esquecer. Observa-se até que aquela mágoa vem com certo prazer, e passa a ter algum ganho secundário com aquela recordação. Eu não esqueço aquela pessoa que me fez isto, por isto hoje eu sou assim, por isto hoje eu não fui pra frente na vida. A pessoa usa da repetição constante, não para elaborar e solucionar o agravo, mais para manter sua integridade narcísica.

Ressentimento é uma mágoa que atinge não somente pessoas, mais também grupos sociais e até países. O ressentimento é uma mágoa que não se supera, é um excesso de memória que tem como função zelar pelo narcisismo inicial e constitucional humano. O ressentimento evidencia uma forma de funcionamento psíquico bastante comum na modernidade. A nossa sociedade atual é narcisista, onde cada um tenta e vai responder a este ideal de ser alguém muito especial e que foi feito para não sofrer e para ser feliz; ser melhor que os outros. Nós temos este lugar simbólico de berço na sociedade do narcisismo.

O ressentimento como afeto declarado ele é mal visto, ele tem um sinal moral negativo, o ressentido é alguém que não vai para frente, que é amargo, rancoroso, ninguém quer ou gosta de ser reconhecido como ressentido. Mas quando o ressentimento aparece camuflado, quando você não percebe que aquela pessoa é ressentida, mais que aparece uma queixa de alguém que se vê como injustiçado vitimado por uma situação, alguém que parece muito sensível e que por causa disto os outros abusam e passam por cima. Quando o ressentimento aparece camuflado ele é visto com muita generosidade, com muita complacência e também como um sinal positivo. O ressentido não se diz ressentido mais ele se diz injustiçado, e se ele se mostra como vítima ele aparece como alguém que está acima dos outros. O que pode ser este sentimento em que o pior de nós pode aparecer e mesmo assim ter um revestimento narcísico positivo, ou seja, eu me sinto em uma certa nobreza de sentimentos me sinto moralmente melhor que os outros. Eu sou vítima e o outro é culpado é o algoz.

O ressentido não escolhe conscientemente ser desta forma. Algo aconteceu por questões muito sérias lá atrás nas suas primeiras relações de vínculos afetivos estabelecidas com os pais. Como se diz na psicanálise o problema está no Édipo. Ou por excessiva carga de cuidados e idealizações ou por falta e carência de um olhar narcísico dos pais, ou mesmo por algum outro acontecimento que a pessoa não conseguiu estabelecer para si uma visão mais positiva, real e verdadeira própria e do outro.

Sequência deste texto amanhã, ás 9h.

_____________________________________________________

Lojão do Amigo Bonfim

Nenhum comentário: