terça-feira, 4 de agosto de 2015

Recado aos leitores sobre o caso Moura

Comentando

Paixões políticas são algo interessante. Hoje fui chamado várias vezes por covarde em meu blog. Os xingamentos vieram devido ao noticiário da prisão de José Dirceu e seus asseclas, entre eles, Fernando Moura, que já foi casado com uma venceslauense e tem filhas morando em Presidente Venceslau.

Nosso blog foi o primeiro a noticiar sobre a prisão de José Dirceu ontem antes das 8 horas da manhã. Algumas horas depois soltou notícia completa baseada no G1, já com o nome de Fernando Moura, que estava entre os detidos. Não omitimos nada.

Mas como existem as questões políticas, anônimos fugazes queriam que o blog repetisse notícias citando nomes, atingindo pessoas que a gente vê na rua a todo instante. Querem empurrar em nosso blog o grande apetite político que lhes move, mas não têm coragem de carregar a bandeira, agindo no anonimato. É fácil apontar o dedo para alguém onde ninguém possa lhe ver. Porque quem critica, fala do fato, cita nome de pessoa de Presidente Venceslau, não escreve ela próprias com seu nome o que sente. Preferem o anonimato e assim, comigo, me desculpem, não funciona.

Em imprensa, as coisas não são assim, principalmente numa cidade pequena, onde todos se conhecem. Me julgam às vezes por eu não escrever ou comentar algo que não me cabe. O blog é pessoal, escrevo o que me convém, gosto de defender causas públicas, mas não de atingir pessoas a esmo.

Procuro agir com ética e principalmente com respeito ao ser humano, pois o que não quero para mim, não desejo para outros.

"Já pensou ver em um noticiário histórias de entes queridos seus sendo bombardeados pela imprensa por erros cometidos, alguns graves, outros banais", isso é bom, saudável? Como ficam as pessoas mais velhas que cuidam tanto da gente e depois tremem, entram em colapso respiratório podem até morrer, lendo algo assim.

A nota em questão ganhou destaque na cidade por ter laços de família que envolvem o Moura que foi preso, mas não é diferente de muitas outras que denunciei aqui no blog e não teve essa repercussão. Quer dizer, Qual é mais importante, o dinheiro público desviado ou o nome das pessoas que são da cidade e que estão no noticiário? . Evidente, que os das pessoas em questão, pois aqueles que gostam de apontar dedo estão a postos, mas escondidos.

Esse não é o tipo de jornalismo que faço. Tenho apresso pelas pessoas, por famílias e as respeito. Não deixo também que denúncias infundadas sejam publicadas em comentários, por que sei que há responsabilidade jurídica em torno de algumas questões.

Durante a história deste blog, já preservei o nome de muita gente, algumas que até desconheço, para simplesmente não expor pessoas simples em situações constrangedoras. Também, como assino o meu nome neste blog, me vejo no direito de me abster de alguns assuntos.

Não estou aqui para agradar este ou aquele, e como todos os brasileiros direitos deste país, acho que quem desvia dinheiro público deve ser responsabilizado penalmente por isso, e sou até mais contundente com relação à pena que deve ser aplicada.

No mais, quem quiser enviar uma matéria falando sobre assunto, reclamando sobre a questão, assinando-a, o blog está a disposição para publicar, Assim como fez o Inocêncio Erbella,  aí sim de uma maneira inteligente, e todos poderão saber de sua posição sobre este, aquele assunto, ou mesmo sobre alguma família que queira criticar.

Toninho Moré

28 comentários:

Anônimo disse...

Toninho vc tem razão blog é um instrumento para escrever nossas idéias, algo pessoal. Quem lê não precisa compartilhar dos mesmos pensamentos. Eu leio e de algumas eu não cominho do que vc escreve. Eu digo que blog é algo pessoal para expressar suas idéias, Quem gosta segue, quem não gosta não está obrigado a segui-lo e que crie seu próprio blog para escrever o quiser não esquecendo que pode ser responsabilizado Civil e criminalmente pelo que diz ou divulga.

Anônimo disse...

Toninho vc está correto, jornalismo se faz com respeito e responsabilidade, sob pena de lei, de fato,todos cidadoes têm o direito de expressão, mas também têm o dever de se identificar quando faz críticas à outro cidadão, é antijurídico ofender w se esconder no anonimato, e o órgão de imprensa que posta a matéria sem identificação do titular da matéria, responde como se fosse o próprio autor, exceto se fornecer os dados do autor, portanto sejam HOMENS e se identifiquem, o anonimato são para os covardes que querem agredir, mas se é sondam. Assinaro JOSÉ ANTÔNIO VOLTARELLI - RG.8.761.353-X

Anônimo disse...

Nao entendi porque esta com tanto medo de apenas falar a verdade e dizer que os filhos da Denise Erbela tiveram suas contas bloqueadas pela operação lava jato.

Anônimo disse...

Oque vc vai fazer com a manchete do Imparcial????????????/??

Anônimo disse...

acho q o Inocencio mandou pro blog errado

Anônimo disse...

Rapaz, ta doido?

José Paulo disse...

Falou bonito.

Anônimo disse...

Fica titi naum

Unknown disse...

Toninho (passarinho )continue com sua idoneidade ..com sua escrita que é a voz do povo ..moro na capital de sp e sempre vejo seu blog..canal de imprensa séria ..você é um jornalista culto,inteligente e íntegro ..aqueles que se opõe à sua verdade são culpados e se escondem com vergonha das falcatruas de seus parentes ..continue assim é que Deus te abençoe você é toda família more ..saletiel Araujo Cavalcante (Dida )rg 32947895-3

Anônimo disse...

Digo: 'mas se escondem ' assinado : JOSÉ ANTÔNIO VOLTARELLI

Anônimo disse...

acabou de passar em rede nacional, na tv record os nomes de todos os filhos de moura,
record jornalismo com respeito e responsabilidade, posta isso!!!

Anônimo disse...

Concordo em todos os aspectos, a covardia do anonimato pode ser comparada com a corrupção, afinal, ambas são feitas na espreita.
Dar a cara a tapa é dificil, julgar é fácil.
Vejo tantas pessoas citando Deus aqui, mas no final, fazem tudo ao contrário, apontam seus dedos e tacam suas pedras.
Mesmo não sendo um cara religioso ou de crenças, fui ensinado que a covardia e a mentira é um dos piores atos dos seres humanos.

Att

Tulio V.

Anônimo disse...

O tempo dirá.

Anônimo disse...

Vão ter que criticar também a Uol, Veja, Folha de São Paulo, Estadão, Rede Record, Rede Glob o, SBT,Globo News, CNN..etc..aliás, todos têm linha direta com o leitor..basta fazer os comentários...Ah..esqueci..amanhã também sairá no Imparcial...
Pra vocês verem que não é um blog da cidade que está fazendo sensacionalismo ou querendo aparecer...São fatos..notícias...Parem de blábláblá...Para com isso..tá ficando chato.

Anônimo disse...

Cidadões ...affff

Clair disse...

Clair Toninho v esta certo ok tudo que v falou eu assino em baixo mas uma fez admiro v a sua honestidade e sinceridade abraços bom eu penso igual a voce ok

Anônimo disse...

Já tem até candidado a advogado de defesa...rsrsrs

Anônimo disse...

Esse sim ė um blog que diz as noticias da nossa cidade e regiao . nao um blog que fica atacando as pessoas e nem jugando .Parabéns Toninho pela sua honestidade e caracter

Anônimo disse...

ME ADMIRO VC NEU AMIGO ''JOSE ANTONIO VOLTARELLI''PESSOA IDONEA,PROFISSIONAL COMPETENTE DEFENDENDO CAUSO DE REPERCUSSAO NACINAL PELO FATO DE NAO SE IDENTIFIKAREM E BOTAREM RG,CPH,TITULO DE ELEITOR,EXAME DE FEZES,O FATO OCORREU E VERIDICO ,ANONIMO OU NAO NAO ENTENDI A DEFESA DO ''NOBRE DESENBARGADOR''RSRRSRS SOBRE O ASSUNTO!!!

Anônimo disse...

Toninho, vc anda muito estressadinho.
Notícia e pronto, assim, vc se equipara aos grandes veículos de informação deste País.
Ter é viver do dinheiro da corrupção é a mesma coisa de cometer o crime diretamente. São comparsas.

Anônimo disse...

Bom dia , meus parabéns Toninho!!!! Pelas palavras a FAMÍLIA é sempre sagrada! !!não tem que expor ninguém é que somos nós para julgar...

Anônimo disse...

Toninho, não é criticar e nem julgar, porque nem você, nem eu e nem a maioria é competente pra isso, mais sim, passar a notícia sem medo e/ou receio de causar inimizade ou algo do tipo.
Infelizmente a profissão de jornalista informativo e sério é assim.
O que faz com que este blog exista são as pessoas que o leem, sem elas nem existiria isso aqui. E essa noticia que foi lançada nacionalmente, que têm pessoas venceslauenses envolvidas é de muito interesse do público do seu blog.

Anônimo disse...

quanta babozeira. o caso é veridico e acabou

Anônimo disse...

E a sua opinião sobre o assunto nobre jornalista????????????????

Anônimo disse...

Que seja apurada a falcatrua, e os responsáveis, filhos de Venceslauense ou não, sejam punidos na forma da lei. Somente isso que se espera de uma justiça séria.

Anônimo disse...

Bom dia!
Toninho, concordo com o seu posicionamento em relação a não expor os entes familiares tendo em vista morarmos em uma Cidade pequena e muitas vezes provinciana em algumas questões.
O seu blog, acredito que foi criado com o objetivo de informar e em alguns denunciar também e com o objetivo de agregar e não deturpar ou destruir nada e ninguém.

Continue a publicar, mas procure ser mais imparcial. é compreensível que por vários fatores isso seja difícil mas tente sempre se manter imparcial ao tratar de assuntos de relativa repercussão.

O anonimato muitas vezes é necessário, para não haver represálias e situações constrangedoras. A moderação do blog já feita, ou seja o que for publicado será com o seu aval, portanto o anonimato não é problema.

Anônimo disse...

UOL, VEJA, FOLHA, ESTADÃO, GLOBO, BAND, RECORD, tudo lixo espero que esse blog não acompanha esses lixo senão vai virar outro lixo! só pedimos um blog imparcial só isso!

Anônimo disse...

SÓ porque é da Cidade nao pode citar nomes e mas outras coisas garanto se fosse Cidade vizinha seriaa td ao contrário a notícia ia ser de Meia Em meia hora afff~_~