quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Basquete feminino

Foto: Célia Custódio/G1 Presidente Prudente
Presidente Venceslau
BASQUETE VENCESLAU
Classificados, sub-17 e sub-15 "respiram" após maratona
Globo Esporte/TV Fronteira
Foto: Caio Lanziani
Depois de uma maratona de jogos pelo Campeonato Paulista Feminino de Basquete e uma participação nos Jogos Escolares da Juventude, os elencos das equipes sub-15 e sub-17 de Presidente Venceslau aproveitam os próximos dias sem partidas para "respirarem". Entre setembro e o começo deste mês, as duas categorias de base jogaram ao todo 15 vezes. Classificados para as fases seguintes do estadual, os times aproveitam para treinar e descansar enquanto aguardam a definição das datas e adversários nos duelos decisivos.

Disputada desde março, a fase classificatória do Campeonato Paulista foi dividida em dois turnos e nestas etapas da competição as venceslauenses do sub-15 fizeram 18 jogos, com 14 vitórias e quatro derrotas, enquanto as do sub-17 entraram em quadra 16 vezes, triunfaram em 12 oportunidades e também sofreram quatro tropeços. Nos Escolares, em cinco partidas, as atletas alcançaram quatro resultados positivos e fecharam em segundo lugar. Além disso, as viagens entre um jogo e outro provocaram um grande desgaste nos elencos.

Com os resultados no Paulista, ambos os times terminaram a primeira fase entre as melhores da competição e avançaram para as etapas seguintes: o sub-15 está no quadrangular final da Série Ouro e o sub-17 vai disputar os playoffs das quartas de final. Na visão da treinadora, todo cansaço valeu a pena.


"Nossa, foi muito desgastante a primeira fase e as meninas sentiram bastante. No entanto, toda rotina compensa ao ver a evolução delas dentro de quadra. Foi bem corrido os últimos meses, mas era necessário. Agora, estamos aproveitando essa pausa para poder recuperar as atletas, pois durante o campeonato, cada jogo era encarado como uma final. Nesse período sem disputa, nós ficamos com a cabeça diferente, não tem pressão e descansamos bem, pois não há ansiedade. Isso ajuda muito na recuperação", disse Christi Ane Hammerschmidt.

Para a espécie de intertemporada, a comandante tem em mente o cronograma que vai colocar em prática para recuperar as atletas e fazer com que elas entrem com tudo nas próximas disputas.

"Estamos retornando à preparação depois dos Escolares. Nas próximas semanas, até o início dos playoffs, faremos trabalhos específicos. Agora, estamos voltados para recuperar a parte física das atletas, pois quando a gente joga muito, não tem como trabalhar o físico, o desgaste é muito grande. Então, é necessário fortalecer essa parte de novo. Depois, retornamos aos treinos táticos e de fundamentos, visando a preparação final do time."

Como parte da preparação, a técnica venceslauense vair dar uma folga de três dias para as jogadoras. Algumas atletas são de outras cidades e até Estado e, segundo Christi Anne, é fundamental que elas estejam emocionalmente bem, pois isso reflete em quadra.

"Os playoffs serão muito difíceis, pois afunilou ainda mais. Agora, se perder, não tem como recuperar. Por isso, vamos intensificar os trabalhos. Mas pretendo liberá-las neste final de semana, pois elas precisam ir para casa e ficar com a família. Depois que voltarmos para o Paulista, elas só irão para casa quando acabarem as disputas e isso pode demorar. Então, o planejamento é dar três dias para que elas aproveitem ao lado dos familiares."
_____________________________________________________

Colégio Venceslauense

Nenhum comentário: